Pular para o conteúdo principal

O reinado dos vegetais

Em uma sociedade em que várias pessoas seguem modismos a um ritmo quase diário, surge agora uma nova onda de hábitos alimentares ainda mais restritiva do que o já bastante conhecido veganismo. Trata-se do crudiveganismo. Nesse tipo de dieta, são consumidos apenas alimentos crus, como verduras e legumes.

Segundo os especialistas, não há problemas em seguir uma dieta, desde que a pessoa tenha o conhecimento para nutrir o seu corpo com o que ele necessita. Com relação ao crudiveganismo, a nutricionista Aline Freggozzi, do Hospital Geral do Ipiranga, em São Paulo, diz que, nos últimos tempos, aumentou muito a quantidade de pacientes adeptos desse estilo de alimentação, e provavelmente há muitos que não procuram ajuda capacitada. Apesar dos avanços nessa área, a Dra. Freggozzi hesita em indicar uma dieta tão restritiva, especialmente para as crianças. 



Formada em balé clássico, a médica não acredita que o crudiveganismo seja uma dieta viável para atletas que praticam exercícios com regularidade, o que exige quantidades maiores e frequentes de alimentos, sem mencionar os suplementos que devem ser tomados, como a vitamina B12.  

No crudiveganismo, alerta ela, o perigo está no fato de que, ao não cozinhar nenhum alimento, perdem-se os nutrientes provenientes de grãos que não podem ser consumidos crus, como o feijão. De acordo com a Dra. Freggozzi, enquanto filosofia de vida e com a ajuda de profissionais, essa dieta pode ser saudável, mas, como modismo inspirado por famosos e blogueiros, pode acarretar problemas sérios.

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de Exercício Muscular

Em apenas 5 minutos de isometria por dia (exercícios que consistem em segurar uma posição fixa por um determinado tempo) é possível fortalecer os músculos do corpo inteiro, melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a circulação do sangue. Projeto fitness/pinterest 

O que você faz para melhorar sua alimentação? Siga nossas dicas e tenha uma vida saudável

Evite dietas milagrosas e remédios para emagrecimento, eles são de difícil manutenção e, ao parar o tratamento, o seu corpo irá demorar para se ajustar e é muito provável que você ganhe peso. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo o que ingere. Inclua de uma a duas porções de frutas diariamente. Sobretudo alimentos anti-inflamatórios, como o mamão e o morango. Com relação às carnes, tentevariar os tipos durante a semana (peixe, frango, peru, contrafilé ou porco) e de preferência consuma apenas uma vez ao dia. Inclua gorduras saudáveispresentes em alimentos como coco, abacate, manteiga, castanhas e cacau. Mastigue bem os alimentos e faça as suas refeições com calma, muitas vezes, até o cérebro perceber que o corpo está satisfeito, você já exagerou. Não fique muito tempo sem comer, se o cérebro não tiver carboidratos para gastar, ele usará o que está disponível nos músculos. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas. Dê pr